segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Professores

Hoje lendo um post da minha irmã blogueira e famosa, recordei minha infância também,  pois, graças a Deus eu faço parte da vida dela. Ela falando em despedidas e eu associei isso a aprendizagem. Aprendemos até viver longe dela, e olha que foi um ensinamento árduo.Tudo em nossas vidas é uma aprendizagem, do segundo inicial que nos consideramos gente, ser humano, estamos aprendendo; e se estamos aprendendo, temos uma vida rodeados de professores, e cada um que passa em nossas caminhadas  são inesquecíveis, tanto pelo amor ou pela dor. Em casa dois professores maravilhosos PAI e MÃE; NA RUA professores engraçados e cúmplices AMIGOS; fora de casa ainda professores maldosos INIMIGOS( se é que temos Né?) eu penso que não tenho, nas escolas professores formais NOSSOS MESTRES. Eu me recordo de coisas de quando eu tinha 5 anos de idade.È cinco mesmo. Meu professor PAI me ensinando AMOR, DIGNIDADE ,  CARÁTER,RETIDÃO, minha professora MÃE me ensinando me comportar nas situações, tomar banho, sentar a mesa, mastigar com a boca fechada, seguir horários, respeitar as pessoas, e até com umas surras básicas, aprendíamos as coisas.È eu sou da época que “pata de galinha” não mata pintinho” minha mãe sempre dizia isso.
Todos em casa tivemos professores maravilhosos, NOSSOS PAIS, QUE   sempre comungavam com as mesmas regras e os mesmos princípios. Eu sinto que hoje temos alguns problemas em salas de aulas que poderiam ter sido resolvidos ,se tivessem tido a lição em casa, se os pais tivessem explicado a eles qual é o verdadeiro sentido de IR A ESCOLA, porque  que eles precisam levantar, tomar banho, escovar os dentes, tomar um café, e sentar numa carteira e ficar 5 horas escutando pessoas falando a cada 50 minutos de um assunto e uma matéria diferente!Sempre faço uma investigação com meus alunos pra tentar entender porque estão lá e tenho algumas respostas :”  Ah porque minha mãe me obriga”,  ou “ Porque não tem nada pra  fazer em casa” ou “Porque se eu ficar em casa vou ter que arrumar a louça” ou a pior de todas “ Porque vim pra comer”. Acreditem meus amigos já ouvi tudo isso! Pode parecer piada, mas é a pura e cruel realidade. Uma criatura de 14 anos achar que tem que ir a escola pra não lavar a louça, o que seria normal uma menina lavar a louça eu sei; o que ela não sabe é que ela tem que ir a escola pra não ter que lavar louças quando não quiser lavar e  pra poder ser alguém com uma perspectiva maior de vida, pra poder FAZER ESCOLHAS.A MELHOR COISA DA VIDA É PODER FAZER ESCOLHAS, E OUTRA MELHOR AINDA É SABER FAZER. Sou tão grata aos meus pais por me mostrarem o caminho DA EDUCAÇÃO como único caminho!E hoje, como professora eu tento passar um pouquinho disso para os meus alunos, converso com eles, conto estórias minhas, falo da minha vida de estudante que eu era uma capetinha, pra ver se consigo atingi-los de alguma maneira para darem valor ao ensinamento e á aprendizagem. Meus pais não estudaram nada, acho que nem terminaram o ensino da quarta série, mas NOSSAA!!!!!!!!! Como davam valor a isso, e como cobraram isso da gente. Meu pai sem estudo formal algum,era um autodidata, devorava um jornal por dia e sabia discutir assuntos com quem quer que fosse.Falava como um Lord, escrevia  com uma letra de Magistrado, sabia falar bem, se destacava nos lugares dando sua opinião sábia e educada, quando ele ia nas reuniões de escola e a professora fazia alguma pergunta aos pais eu dizia: Responde Pai, e ele levantava a mão e com seu vozeirão acolhedor dava sua opinião e passava sua mensagem.EU AMAVA ISSO!!!!
Continuo com essa idéia fixa que todos temos que aprender e ensinar e também aprender como aprender e aprender como ensinar, vivo fazendo experiências com meus alunos, fazendo perguntas e descobrindo como chegar até o ser humano de uma maneira que eu consiga fazê-los entender como chegarão a algum lugar. Tenho deixado minha marca, e mesmo que  uma marquinha singela já terá valido a pena. Eu amo ENSINAR e amo APRENDER!
A todos os meus Mestres meu amor e minha admiração!
Obrigada Pai, Obrigada Mãe!
Renata Lins


20 comentários:

  1. RÊ,
    COMO É BOM TER OS MESTRES QUE TIVEMOS NÉ?COMO É BOM LEMBRAR QUE TEVEQUEM SE PREOCUPOU EM ENSINAR A GENTE E SE PREOCUPAR SE A GENTE ESTAVA APREWNDENDO TAMBEM...LEMBRA DOS MESTRES FORMAIS NOSSOS?PROFESSORA NEUSA LEME A PROFESSORA DO CORAL?CRISTINA SIMIRO DA ACADEMIA DE JAZZ QUE ATE HOJE NOS FINAIS DE ANO VAMSO PRESTIGIAR SEU ESPETACULO?DA wisma,do ari,do professor de matematica mais confuso do mundo thiago que hoje é escritor de livros de matematica?MAS OS MESTRES MESMO ..PAPAI E MAMA~E QUE ENSINOU TUDO QUE NÃO APRENDEMOS NO JARDIM DE INFANCIA E TIVEMOS QUE APRENDER EM CASA..ESSA É A VERDADEIRA ESCOLA A CASA..ONDE TINHA QUE TOMAR CAFÉ NÃO PODIA SAIR MASTIGANDO PELA RUA SRSRS SRSR E SE NÃO TOMASSE CAFÉ COMO DIZA PAPAI..VOCE VAI DESMAIAR MINHA FILHA SRSR SRSRS ...
    LINDO POST LINDO TEXTO..E O MELHOR TUDO REAL..
    BEIJOS
    OBRIGADA POR TANTO AMOR

    CORUJA

    OTILIA

    ResponderExcluir
  2. Pois é irmãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    sempre penso que se nossos alunos de hoje tivessem uma educação mais cobrada, mais valorizada, quando converso com alguns pais, aí entendo porque o aluno é tão relapso.As vezes me dá dó as vezes raiva.Mas também quero deixar aqui escrito que tem sim os pais que dão valor e se importam com a educação, daí vimos seus filhos caminharem bem na escola.Bjossssss
    amo te
    P.S. Na minha primeira aula de inglês, quando voltei pra casa o papai queria que eu lesse o livro inteiro pra ele.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O papai é ÚNICO NÉ?Não podíamos nem pedir lanche fora de hora, se não o moço da lanchonete ia achar que não tínhamos comida em casakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ahh seu Lins que saudades de tudo isso.
    aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Renata! Muito obrigada por suas palavras de carinho em meu blog.
    Quanto a sua pantufa, a partir do momento que a adora, ela se torna fashion (pelo menos aos seus olhos - que na verdade, é apenas isso que importa, não?).
    Adorei o seu blog, cheio de idéias sábias e passadas com tanta sutiliza e educação... Quanto a esse post, fico feliz por ainda existirem profissionais como você, que procuram aguçar os alunos, contribuindo significativamente no processo de aprendizagem. Parabéns!

    Tenha um ótimo dia!
    E ah, eu recebi seu comentário; é que realmente tem que aguardar um pouco para ele aparecer na página, devido a moderação :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata!

    Ei, lindas palavras, minha querida. Emocionante, assim como os textos da Otília. Sabe, eu também amo aprender. E aprendo com os mais diversos e inimagináveis professores... meus pais (assim como você e a Otília); minha filha, minhas sobrinhas lindas... tanta gente que cruza o meu caminho diariamente e me ensina tanto.
    Você tem razão: a Educação não estaria do jeito que está se os pais fizessem sua parte.
    E está piorando... Infelizmente.

    Um beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Oi Pá, muito obrigada por me responder, também adorei seu blog, vou sempre passear por lá. Pra você toda felicidade do mundo, e parabéns pela criatividade que vc tem e pelo seu jeito chic de ser.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Obribaga Carla Querida,
    que bom que nossos professores são especiais, não?
    Obrigada pelo carinho, e por escrever tantas coisas doce de se ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Renatinha.... naum vai muito na onda de Otília... rsss

    Ela é uma chorona que acha que é mais véia que eu... rsrsrsrs
    Vive querendo jogar uma prága ne EU... mais ela num é ruim naum.. é gente boa... boinha!!! rsrs

    Bejo nas duias...
    Deussssssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  8. Oi Macaco sabidinhoooooooooooooooooooo
    ve se me visita mais hein??
    bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Macaco educadinho e sensível, muito obrigada pela lembrança
    abraços da tata

    ResponderExcluir
  10. Olá, Renata.

    Se fosse para comentar a altura a sua crônica, acho que precisaria escrever outra aqui, pois a gama de assuntos é grande e todos me atraem muito.

    Mas quero me ater a dois deles. Assim como você, meus pais também não tiveram muita instrução. Minha mãe parou no segundo ano primário, enquanto meu pai fez até a quarta série. No entanto, meu pai tem amor pela leitura, e se instruiu de uma forma magnífica. E o que mais me orgulho, é que fui eu quem o iniciou nos livros. Hoje, ele dá um show em qualquer assunto, e sua biblioteca particular já conta com mais de 400 títulos, dos mais variados.

    O segundo ponto que quero deixar minhas impressões, é sobre a questão da criança e da aprendizagem. No meu tempo de criança, também levei minhas chineladas, mas nem por isso cresci com algum trauma, pelo contrário. Acredito que aquele sistema mais antigo, com a palmada e a imposição de respeito me fizeram firmar ainda mais meu caráter. Meu respeito por meus pais e por qualquer outro ser humano sempre foi o maior possível. E foram justamente meus pais e esse jeito de educar que me levaram a gostar da escola.

    Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso, pois tenho verdadeira compulsão pela leitura e pela informação, mas acredito que falta sensibilidade da sociedade como um todo para melhorar essa questão. Os pais não incentivam as crianças a gostarem de aprender, a sociedade em geral só piora as coisas, com seus desvios (web, amizades erradas e coisa e tal) e os professores também apresentam seus problemas (não todos, é claro; por favor, não me entenda errado).

    Alguns professores não estão em sala de aula para ensinar, e sim para terem um salário. Sequer têm o ofício em sua essência. Esses, jamais serão bons mestres. No entanto, tenho observado alguns professores que se desdobram na arte de ensinar verdadeiramente. Desenvolvem técnicas por vezes inusitadas, mas que dão muito certo, e fazem as crianças terem gosto em aprender.

    Caraca... falei demais. Perdão.

    Cheguei aqui por intermédio da Otília, e gostei. Se tem algo que gosto de fazer, é discutir comportamento, principalmente da questão de educação.

    Abraços, Renata.

    Marcio.

    ResponderExcluir
  11. OI MÁRCIO, tudo bem? Nossa imenso prazer em tê-lo aqui, primeiro porque veio através de minha irmã que amo e segundo porque o que você escreveu é essencialmente correto.Tudo que você disse eu concordo plenamente, e como diz a Otília, ela tem prazer em me ver ensinar, tavlvez porque eu realmente saiba o que estou fazendo quando estou a frente de uma sala de aulas.Concordo em tudo e fico feliz muito feliz em saber que alguém no mundo consegue enxergar e diferenciar os tipos de mestres e ainda, que pessoas como você , procuram o ensinamento e a leitura, que é a única via para um povo mais feliz,entendido e liberto. Liberto de ignorância, é o que mais precisamos.
    Muito obrigada e muito benvindo,
    abraços, Renata Lins

    ResponderExcluir
  12. Que prazer em ao vir te conhecer para agradecer os carinhos na visita, encontrar um texto lindo, tocante e recheado de verdades.


    Enquanto não cair a ficha que a escola e educação saõ pares integrante de nossa formação e não paenas algo forçado, obrigado e chato, as coisas ficam mais dif´piceis.

    E o exemplo, pra isso, é fundamental.

    Como é bom ter tido exemplos e hoje poder ser exemplo,não?

    Um beijo, tudo de bom,Feliz Páscoa pra ti e teus,beijos,chica

    ResponderExcluir
  13. Oi Chica , bem vinda e realmente não existe outro caminho. Esses dias eu estive em uma reunião com o Secretário da Educação do Estado de S.P. e confesso que fiquei desapontada por não ter a oportunidade de perguntar a ele algumas dúvidas minhas. O momento não era adequado e eu de guerreira iria passar por palhaça, você pode acreditar, e as vezes eu acho que é isso que eles pensam da gente. Mas minha luta continuará, pois, o dia que eu não acreditar mais na Educação, prometo ir trabalhar no comercio.
    bjos prazeraço. Feliz Páscoa Tbém. Amei seus blogs todos.

    ResponderExcluir
  14. Tata.... rsss

    Tu num imagina o BAFAFÁ que deu com Tilinha essa decráração de Feliz dia das Muié...... kkkkk
    Pede prêla te contar.....
    Me perdoe a falta de visitamento, mas é que tenho um ritmo alucinado e sempre respondo no meu prórpio bróguinho então as vezes passa batido algumas pessoas queridas como tu.... Saiba que se achar falta di EU, é só gritar quêu apareço...rsss

    Deusssssssssssssssssskiajude
    Beijo
    Tatto

    ResponderExcluir
  15. MAS MACAO OCE AINDA TA QUI MI ISTINGANDO MODI EU BRIGA CO CE DE NOVO....AQUI EU POSSO ARRESONDE DI NOVO QUANTAS VEIZ QUIZER PUS QUE A QUI E BROGUINHO DA MINHA IRMAZINHA..QUE EU ADORO E NINGUEM VAI VIR AQUI FALAR QUE EU NUM POSSO REBATER AS MENSAGENS SE VIER E PUSQUE NUM TEM JUIZO NEM DISCONFIOMITRO SRSRS SRSRSRS EU AQUI RESPONDO QUANTAS VEIS EU QUIZER...CERTIM CERTIM??? MACAQUIM...AQUI É NOSSO MANO .....CERTO MANO SRSRS SRSRSR SRSRSRSR MACACO EU NUM SI ISQUICI DOS PLANOS NÃO MEXE COM QUEM TA QUIETO MEXE SRSRS SRSRSR KKK
    RENATA ESSE MACACO E BEM BOZINHO MAS ENROLA A GENTE MUITO VIU????

    ResponderExcluir
  16. Mas... como alguém que escreve tão bem, fica assim, tanto tempo sem escrever? rsrs.

    Olá, Renata. Você escreve bem demais, mocinha. Deixa seus fãs sem novidades não.

    Lindo fim de semana prá ti.

    Marcio

    ResponderExcluir
  17. Oi Macaco eu adoro suas visitas e sinto sim falta sua, até uma invejinha quando vejo você um monte nos Blogs por aí. mas olha não vou brigar nem com vc muito menos com Tilinha ciumenta kkkkk porque irmã é irmã né Macaco baruinhento..... por favor venha sempre e ver se resolvem essa pitingula num ring quam puder mais ...kkkkkk eu estarei somente na platéia e o pior TORCENDO PARA OS DOIS KKKKKK
    bjos bjos muito obrigada pela amizade e fique com Deus

    ResponderExcluir
  18. Oi Márcio querido, é um orgulho pra mim seus comentários. Prometo que vou me organizar para escrever semanalmente ok?vida cheia, horário cheio, mas td tem-se um jeito , " time" nós que fazemos não é mesmo?
    Bom domingo, e uma semana cheia de luz.Não me abandone por favor.
    bjos
    Renata

    ResponderExcluir
  19. Irmãaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    o MACACO enrola a gente mas a gente gosta néeeeeeeeeeeeeeeeee.ele é um fofo encrenqueiro e eu sei que vc sabe dar um jeito nele.coloca ele no seu devido lugar irmãaaaa.kkkkk
    bjos bjos bjos
    amo vc e volta logoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  20. esse macaco é um linducho fofex....inxiridex ...mas é amdex por nós rsrsr e olhe la SE VIU QUEM TA AI PEDINDO POST..MENINA SE TA COM CARTUCHO HEIM?? ESSE MARCIO MOÇO ..DA COM OLHOS DODOI E VEIO AQUI PEDIR TEXTOS ...E CAIU NO GOSTO DELE POR QUE É COISA BOA SRSR SRSRSRS SRSRSR GOSTO MUITO DOS DOIS ..E FAZ TEXTO

    VAMOS CANTAR MUSIQUINHA DA SANY E JUNIOR PRA VC

    VAMOS POSTAR
    VAMOS POSTAR VAMOS POSTAR VAMOS POSTARRRRR

    OTILIA

    ResponderExcluir