domingo, 2 de janeiro de 2011

Educar...Procurar...Encontrar!


EU VOLTEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa noite a todos e minhas desculpas pela ausência.

Educar,  Educar...            Procurar , Procurar...  Encontrar...encontrar...encontrar...
Ontem 01/01/2011, assisti à posse da Nossa Nova e Primeira Presidente Mulher do nosso país a Excelentíssima Senhora Dilma Russef. A cerimônia foi linda, emocionante, e em cada rosto de cada brasileiro que ali estava, podíamos ver uma mistura de angústia quase que pedindo socorro com um pouco de esperança quase que dizendo “ olha agora eu conto com você hein?”.
Engraçado que eu ali sentada na sala da casa da minha irmã Fátima, meio sonolenta, pós almoço, só conseguia olhar para nossa Presidente e pensar na palavra EDUCAÇÃO. Cada passo que ela dava rumo ao Palácio essa palavra pulsava na minha cabeça parecendo um coração inquieto e apavorado tentando alcançá-la e nos seus passos poder dizer: Senhora Presidente Precisamos de você. NÓS PROFESSORES PRECISAMOS DE VOCÊ!!!!. Uma confusão de utopia e esperança também fazia parte dos meus sentimentos naquele momento.
Esta angústia que nos clama por socorro, uma fase tão complicada da educação, conturbações de salários, greves, desentendimentos entre alunos e professores, uns tentando agredir aos outros, notícias de jornais onde alunos depredam escolas,não querem  aprender, vão á escola sem saberem para que, professores abandonam salas por não controlarem os alunos, pais deixando seus filhos nas escolas sem saberem ao menos no que isso irá cooperar . Tudo isso me causa uma aflição enquanto professora, que me doe o peito.
Ensino uma língua estrangeira, o  Inglês , e toda vez que adentro uma sala de aula pela primeira vez, antes de ensiná-los a ler, escrever, falar e tentar entender um idioma totalmente estranho pra eles, tenho o desafio de fazê-los acreditar QUE ELES PODEM E QUE ELES DEVEM APRENDER. Para que professora? Alguns me perguntam, pra ir aos Estados Unidos? Para ver a Disney?pra ganhar mais dinheiro? Pra entender uma música? Pra falar bonito? E eu respondo: primeiramente POR VOCÊS! E depois se quiserem ir aos Estados Unidos,ver a Disney,ganhar mais dinheiro,entender uma música e falar bonito, por que NÃO?
Quando esta magia se coloca a frente dos meus trabalhos e quando encontro este caminho em cada aluno, o Educar, O Procurar, e o Encontrar se fazem presentes no processo do ensinamento.
Voltando a falar de Nossa Presidente, eu Renata Patrícia Lins de Queiroz, espero sinceramente e angustiadamente, que ela OLHE para nós professores que acreditamos que o ÚNICO caminho é o  da EDUCAÇÃO  e que juntamente com o Governador empossado do nosso Estado de SP, possam fazer desta profissão um despertar para um mundo novo cheio de pessoas inconformadas que vivem em busca de algo em algum lugar.
ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOO pessoas inconformadas, que não se contentam com coisinhas “ inhas”, que sempre estão em busca de algo melhor, que não acreditam em tudo que falam, que acham que no fundo do túnel tem sim uma luz mas que não ficam esperando alguém ir lá para buscá-la.
Adorooooooooooooooo quando encontro crianças e  pergunto- lhes: What´s your name? E elas me olham com cara de “ QUEM É ESSA MALUCA” , E adoro quando entre tantas que já perguntei, uma ou outra me respondeu o nominho delas sem mesmo nem saber o porquê!Faço sempre este teste e é simplesmente fantástica  a reação delas.
Gosto de lutar pelo que acredito, seguirei acreditando que ensinar É SIM POSSÍVEL, E QUE o início de cada aprendizado está dentro de cada um de nós e que essa estrada tão maravilhosa do SABER é uma estrada de mão dupla   professor – aluno e que juntos faremos sim a trilha dar certo.
Que nossos GOVERNANTES possam acreditar um pouquinho  neste meu humilde Sonho. È o que desejo.
RENATA LINS -




5 comentários:

  1. NOSSA SENHORA QUE TEXTO IRMÃ.....HELPPPPP...É O QUE PRECISAMOS PEDIR MESMO..SOCOROO EDUCAÇÃO URGENTE...E SE TODOS MESTRES FOSSEM IGAUIS A VOCE..AHHHH QUE BRASIL A GENTE TEIRA..TRABALHO ONDE A MAIORIA DESSES MESTRES ATE MESMO POR ESTAREM TÃO DESACREDITADOS DEIXAM A DESEJAR TANTO...TRABALHO COM GENTE QUE PENSA ENSINAR PRA QUE ELES NÃO QUEREM APRENDER?!! MAS DAI EU DIGO VOCE FEZ UM JURAMNETO NÃO FEZ?ENSINAR PRA CUMPRII O QUE VOCE PROMETEU NÃO PROMETEU ENSINAR QUEM QUIZESSE APRENDE R JUROU APENAS ENSINAR..SE DOAR SER MESTRE DE VERDADE NÃO IMPOTANDO A ADVERSIDADES POR ISSO PAPAI DEVE SE ORGULHAR DE VOCE...DESSA SUA LUTA DESSA SUA INTELIGENCIA QUE EXPLICITA FAZ COM QUE ALGUNS TE CXRITIQUEM OUTROS TE SIGAM E A MIM VOCE SO INCETIVA A SER UMA PESSOA CADA DIA MELHOR MESMO SENDO MAIS VELHA QUE VOCE SÓ TENHO APRENDIDO NESSA CAMINHADA QUE GRAÇAS A DEUS VOCE FEZ PARTE..IRMÃ TE AMO..SIGA ASSIM DESSE JEITINHO NÃO DESISTA ...VAMOS HONRAR TUDO QUE O PAPAI NOS ENSINOU ...ISSO QUE VAI VALER A PENA NO FINAL DE TUDO..
    BEIJOS
    QUE SEUS SONHOS SEJAM TODOS REALIZADOS POIS ELES SÓ SÃO SONHOS DO BEM TENHO CERTZA DISSO

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, tudo bem?
    Vim conhecer seu blog após receber a indicação da querida Otília, minha carinhosa amiga.
    Eu já me matriculei várias vezes nos cursos de inglês durante a minha vida, mas nunca concluí nenhum. Hoje, com mais de 30 anos me arrependo. Acho lindo vir uma pessoa falando fluentemente. Acho chique, como diz minha mãe! rs
    Mas é isso aí, falta determinação. Quem sabe um dia.

    Bom, quanto à posse definitiva e reconhecida da Dilma Roussef, também espero que ela olhe com carinho para os professores do nosso Brasil, pois a Educação é sim a base de todo o resto.

    Parabéns pelo blog querida.

    Um braço!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Irmãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa queridaaaaaaaaaaaaaaaaa corujaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    EU sim que aprendo a cada dia com você a ser uma pessoa melhor...voltei com o blog porque quando leio o seu fico maravilhada como você atinge o coração das pessoas, como você encontrou mesmo o caminho para expor tantas idéias e palavras maravilhosas que EU JÁ SABIA que vc possuia.Obrigada irmã, vou sim continuar lutando com essa minha crença e profissão que tanto amo. As vezes encontro colegas e quando digo que AMO DAR AULAS eles me olham assim:" Nossa essa é maluca!!!!!!!!!". Mas é assim mesmo maluca que continuarei a passar algo para meus alunos que tanto amo.
    bjos bjos
    obrigada pelo carinho amo te

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia
    muito obrigada pela visita e Welcome to my blog!! Benvinda ao meu blog!!! A Otília coruja fica fazendo propaganda enganosa por aí, mas é um prazer tê-la conosco.
    Quanto ao Inglês , volta sim Flávia, nunca nunca é tarde!!! Você aprende uma coisa aqui outra ali e vai progredindo. Se quiser uma juda estarei aqui. Eu também acho legal falar fluente foi uma meta que alcancei sem ir para os Estado Unidos e isso é uma vitória pra mim. Amo ensinar e aprender inglês a cada dia.
    kisses kisses
    Obrigada mais uma vez pelo carinho e até semana que vem. Vou escrever toda semana se não a Otília me mata e ela é mais velha devo obedecê-la.kkkkkkFique com Deus e até.

    ResponderExcluir
  5. Flávia, ajuda ok? não juda.kkkkkkescrevi errado.

    ResponderExcluir