segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para que aprender? Por onde ensinar?



Para que aprender?
Lendo hoje um livro que preciso ler para um concurso de Coordenador de Escola, meu cérebro fervilhava milhões e milhões de idéias para uso em sala de aula.
Como todos sabem, sou Professora de Inglês de Educação Básica II(Fundamental e Médio) , mas agora por força das circunstâncias estou fora da sala de aula trabalhando na Diretoria de Ensino, num setor que não tem nada a ver com pedagógico.Aprendi milhares de coisas novas e interessantes lá, mas um dia retornarei pra sala de aula , pois, não quero ser uma professora fluente atrás de uma mesa sem passar meus  conhecimentos. Para que aprender se não vais passar adiante? No texto que li falava sobre o ensino da língua estrangeira moderna, no caso o Inglês e como passar esse ensinamento para os alunos, que ao contrário da época que eu estudei, estão um pouco desmotivados para a aprendizagem.
Todas as vezes que entro numa sala de aula pela primeira vez, tenho uma longa conversa com meus alunos, gosto de conhecê-los pelos nomes, saber quais seus sonhos, desejos e até mesmo frustrações, e conto os meus também.Eles ficam maravilhados em saber que um professor também tem medo,frustração,sonho, desejo,gostos e desgostos. Quando olho pra um aluno chamo-o pelo nome e cito algo que ele por ventura me contou a um tempo atrás, tipo: “  Leornado você viu que seu time ganhou ontem?”, eles me olham com cara de “MEU DEUS ELA SABE QUEM EU SOU”, e isso faz a diferença numa relação tão delicada que é a de ALUNO-PROFESSOR.E a aprendizagem começa aí.
Um DIA próximo ao dia dos pais, tive que fazer um trabalhinho com eles sobre os pais e dizer algumas palavras.Notei que distribui os papéis do trabalho manual que iríamos fazer, e um aluno no fundo da sala não havia feito um movimento qualquer após 20 minutos de trabalho com a classe toda.Cheguei perto dele com educação e indaguei: Ué você não vai fazer o cartão?Ele me olhou com ódio e respondeu grosseiramente: EU NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO TENHO PAI, MEU PAI ESTÁ MORTO!” Como meu pai também está morto, eu senti exatamente o peso que tinha aquelas palavras daquele menino tão novo e tão machucado. Eu tinha duas opções, ficar uma fera ,pois ,ele não estava me obedecendo quanto as regras do trabalho e fazer da vida daquele aluno mais um dia de inferno, ou cuidá-lo com ternura e fazê- lo ver que ele tinha pai sim, ele só não estava mais ali.Então eu decidi pela segunda opção.Olhei para ele, meus olhos já estavam verdadeiramente marejados e falei: MEU PAI TAMBÉM É MORTO!. Ele OLHOU pra mim agora com um olho de:nossaaaaaaaaaaaaa com você também acontece essas coisas?” , olhou pra mim e sem dizer uma palavra começou a fazer o cartão, pois ele viu que na minha mão também tinha um cartão com meu nome.Quando a aula acabou, e todos os alunos saíram, ele veio a meu encontro e perguntou: Professora pra quem você vai dar o seu cartão? E ternamente eu respondi: Para meu Pai Jeferson, foi pra ele que eu fiz!! Ele sorriu, me deu um abraço e na semana seguinte ele me disse que o cartão dele estava num cantinho de sua casa dedicado para seu pai, e o meu também, está guardadinho num baú que tenho de cartas e cartões, respondi pra ele.
O que eu quis passar pra esse aluno naquele dia, foi que independente de onde ele esteja, NÓS TODOS TEMOS PAI!!!!!!!!!!!!!!!!! E isto é a coisa mais certa e mais maravilhosa que existe.Sempre me emociono com minhas aulas, e nunca, nunca, escondo meus sentimentos dos meus alunos, pois a cada dia aprendo coisas com eles, que são impagáveis.Essa minha relação verdadeira e inevitável com eles, fazem com que eles me olhem diferente e entendam meu propósito de ensinar.
Tenho saudades da sala de aula, e quando falo isso pra alguns colegas, eles me acham maluca, eu sei que as coisas estão difíceis, não está nada fácil, MAS O ÚNICO CAMINHO A SEGUIR É O DA EDUCAÇÃO. EU NÃO TENHO DÚVIDA DISTO, TALVEZ por isso eu encontro um caminho para atingir meus alunos e tocá-los de alguma maneira, pelo menos 80% deles eu tenho certeza.
A TODOS QUE FORAM MEUS ALUNOS, MINHAS SAUDADES E ADMIRAÇÃO, E PARA AQUELES QUE O SERÃO, MEUS VOTOS DE ANSIEDADE POR ESSE ENCONTRO.
Renata Lins – Teacher Renata

6 comentários:

  1. Oi Renata!!

    Desculpe-me, sinceramente, a ausência... Mas me foi necessária e muito. Agora estou voltando...!

    Que lindo texto você postou. Imagino o desconcerto do aluno quando você respondeu a ele sobre o seu pai. Sinceramente, fico imaginando o quanto ele deve ter ficado admirado ao ver que a professora era uma pessoa como ele também. Que tem medos, emoções, sensações, alegrias, desejos e tudo o mais que você bem disse. Isso é uma descoberta e tanto, e relatar ou demonstrar isso ao aluno é bastante precioso, pois aproxima-o de você. Parabéns! Gostaria de ter tido aulas com você, minha cara professora!!!

    Um super-beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  2. AI IRMÃ...SE ME FAZ CHORAR SEM QUERER VIU!!AIND AMAIS POR QUE SEI QUE VOCE É ISSO AI EXATAMENTE ISSO...UM TURBILHÃO DE EMOÇO~ES E DA SUAS AULAS DESSE JEITO MESMO ..FLANDO A MESMA LIGUA DOS SEUS ALUNOS..E VOCE SABE QUE ACHO UM DESPERDICIO VOCE ESTA LONGE DAS SALAS DE AULAS...VOCE É DAQEULES PROFESSORES TIPO DONA NEUZA LEME QUE A GENTE JAMAIS ESQUECE ....NOSSA QUERIDA PROFESSORA DE CORAL...VOLTE PRA SALA MINHA IMRÃ..VA SER FELIZ....É LA O SEU LUGAR E IRA FAZER BEM A TANTA GENTE QUE NEIMAGINA!VOCE NÃO É DOIDA NADA APENAS FAZ COM AMOR O QUE APRENDEU E FOI TREINADA PRA FAZER..ESSE POVO SEM SNHO SEM META SEM MAGIA..TIRA DA SUA VIDA...POEM GENTE QUE SONHA..ALIAS TODA BOA DESCOBERTA HOJE NASCEU DE UM GRANDE SONHO..E VOCE E DO TIPO DE PESSOAS QUE CONCRETIZA SEUS SONHOS..VA EM FRENTE
    SINTO ORGULHO DE TER VOCE NA MINHA VIDA
    BEIJOS
    SAUDADES

    OTILIA

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, que bom que voltou.Também fiquei um pouco ausente, mas td tem a hora não é mesmo?
    Pois é sou sempre leal e sincera com meus alunos, foi a única maneira que consegui envolvê-los.
    Quanto a ser minha aluna ainda está em tempo, vamos começar !
    Bjos e obrigada pela atenção , minha irmã fala coisas lindas sobre vc.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Irmãaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Cooruja como vc no toco não existe.
    Também sinto falta da sala de aula, mas haverá um tempo que retornarei, você vai ver. Estou com uns projetos aí, vou tentar levar adiante e traçar meu caminho com meus alunos.
    BJos amo vc sua corujaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  5. Irmã...
    Passei pra módi gárdeçe os comentário carinhoso qui ocê fazeu lá no meu bróguiho...

    Bejo agradecitivos "Made in Otília".. rsrs
    Deussssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. Macaco é uma honra ter você aqui no meu blog
    Deussssssssssssssssskiajude que ocê vorti sempre falôoooo
    e o seu blog é tudinho de bãoooooo.
    abraços
    Irmã

    ResponderExcluir