terça-feira, 23 de novembro de 2010

Porque e para que aprender uma segunda Língua?

Toda vez que inicia o ano e eu tenho que entrar em uma sala de aula  que os alunos não me conhecem ainda, tem sempre um ritual: me apresento, nome, família, onde moro, gostos, sonhos, frustrações, falo tudo com os meus alunos e quero saber deles também. Esse papo inicial de break the ice, que quebra o gelo é muito legal e importantíssimo para nos conhecermos e olha, que com minha experiência humilde, posso falar-lhes que através dos sonhos de alguém você pode fazer um retrato fiel desta pessoa. Todos que me conhecem sabem que meu sonho é conhecer Paris, embora eu fale Inglês, e  que meu ídolo é o Roberto Carlos , sim o cantor.
Em uma dessas aulas , porém, um aluno levantou-se bem bravo e até um pouco hostil e me peguntou: Porque que tenho que aprender esta b... de Inglês se nunca vou ao Estados Unidos? Todos os outros colegas fizeram um silêncio assustador e olharam pra mim esperando uma reação brava, até mesmo mal educada. Por um segundo, tudo de bom que Aprender Inglês trouxe pra mim e pra minha vida passou pela minha mente e pude em 3 minutos falar pra ele algumas das boas coisas que recebi com esse aprendizado. Antes de  respondê-lo entretanto, fui rude e disse: Ma eu nunca achei que você fosse aos Estados Unidos? não com essa impáfia e com essa falta de interesse em estudar minha matéria. Ele me olhou e repondeu que se quisesse ele ia sim, e eu respondi que então ele iria precisar muito de minha ajuda. POdem acreditar, ele foi um dos alunos mais dedicados que tive naquele ano, trazia músicas pra eu ensinar, eu lia a letra e eles repetiam, depois cantavam, e todos os dias em todas as salas de aulas na Escola Vó Nina, minha primeira escola como professora efetiva, rezávamos a oração do Pai Nosso em Inglês é claro. Todos rezavam, eu adentrava a sala de aula, contava one, two three e eles começavam a rezar.
Fiquei nesta Escola por um ano e oito meses, até ser convidada a trabalhar na cidade que moro, ficava dentro de casa e eu não tinha que viajar tanto. Aceitei o convite e fui lá na escola me despedir dos meus amados alunos, quando eu entrava nas salas de aulas e tentava explicá-los que estava indo embora e que não daria mais aulas lá, eles se levantavam e começavam a rezar, em Inglês é claro. Chorei como uma maluca, me despedi e segui meu caminho, certa de que lá naquela escola e para aquelas pessoas eu havia plantado minha sementinha de despertar para o APRENDER. Os motivos pelos quais temos que aprender alguma coisa não importam, o que importa é que o primeiro deles seja: APRENDA POR VOCÊ PRIMEIRO.
KISSES KISSES
Teacher Renata Lins

11 comentários:

  1. QUE SERIA EMOCIONANTE LER ..TUDO QUE ESCREVES EU JA SABIA...DO SEU AMOR PELAS CRIANÇAS E PELA EDUCAÇÃO E POR UM MUNDO MELHOR SEMPRE SOUBE....QUE SEU PORTUGUES É INCRIVELMENTE CERTO E NÃO TEM UM ERRINHO JA SABIA.MAS A CADA LINHA QUE LEIO EU VEJO A MINHA DORADA IRMÃ QUE TENHO TANTO ORGULHO..QUE SEI DA LUTA DAS DORES DAS FALTAS DOS PITIS O QUANO É METODICA E AO MESMO TEMPO RELAX ..QUANTO AOS SEUS ALLUNOS ELES JAMAIS ESQUECERÃO DE VOCE....DAS MUSICAS DO INGLES E CADA VEZ QUE ELES PRECISAREM FALAR ALGO EM INGLES LEMBRARÃO DO QUE VOCE EM POUCO TEMPO PASSOU PRA ELES DA PAIXÃO PELO ENSINO DA SUA ENTREGA E DEDICAÇÃO NUMA ESCOLA COMO JA FALEI EM QUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO TEM PERSPECTIVAS A NÃO SER QUE CHEGUE UMA MESTRA COMO VOCE CHEIA DE SONHO E ELES PEGUEI UM POQUINHO PRA SONHAR...

    TE AMO LOVE YOU ..TENHO ORGULHODE VOCE


    E JA TE PERDOEI POR TER TOMADO MEU BERÇO SRSRSRSR

    OTILIA

    ResponderExcluir
  2. PS..PAPAI DEVE ESTAR ORGULHOSO DESSES BLOGS ...RSRSRSRS
    KISSES KISSES


    IRMÃAAAA

    ResponderExcluir
  3. Jesus multiplicou pães e peixes para alimentar corpos famintos. E delegou aos professores o poder de multiplicar o conhecimento, para alimentar intelectos. And you, teacher, é um dos escolhidos para realizar este milagre. Bem-vinda à blogosfera, Renata. Precisamos de gente como você! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Irmãaaaaaaaaa sou metódica mesmo né?? ahahahaha
    mas falando em ensinar, é o que realmente gosto de fazer. saudades mil dos meus alunos, do jeitinho deles me chamarem de " pssora"
    bjso bjos
    Love you too.

    ResponderExcluir
  5. Oi RR Barcellos, muito obrigada e muito prazer em conhecê-lo.
    A luta da Educação é grande, mas eu sempre continuo lutando e acreditando que ESTE É O CAMINHO.
    aBRAÇOS e fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renata.
    Vim ver seu cantinho tão elogiado pela Otília.
    Não sou professora, mas trabalho na educação também... Me chamam de educadora apesar de não me tratarem como tal, mas tudo bem, vamos seguindo.

    Falar de educação, amor ao magistério é sempre muito bacana, virei conferir sempre.

    Comento com meu blog caçula por pura preguiça de linkar no outro... Rrsrs... Por favor, conheça os dois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Milena
    Benvinda !!!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada pela atenção.
    Realmente Magistério e Educação hoje em dia é um desafio, e eu adoro ser desafiada. Amo meus alunos de verdade, e espero compratilhar isso com vocês .
    Bjos bjos

    ResponderExcluir
  8. Ola querida Renata vim aqui conhecer teu cantinho e se vc é irmã da minha querida mais nova amiga Otilia tb será minha amiga vim p ficar e me deliciar com suas experiências ....
    um gd beijo no coração

    Nelma

    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O MININA ..QUE POSTAR TEXTOS?ALOUUU..BLOG = textos...CERTIM MANINHA QUERIDA...BJS BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  10. Oi Nelma Benvinda , estou de volta agora pra ficar. Bjos bjos e vamos que vamos....

    ResponderExcluir
  11. Ok Maninha
    estou de volta
    eu volteiiiiiiiiiiiiiii agora pra ficar, porque aqui, aqui é TEU lugar.. otília é teu lugar com tantas coisas maravilhosas que escreve, mas vou me aventurar ok?

    ResponderExcluir