segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aprender a Ensinar

Estou há um dia neste empreendimento chamado Blog e já fico o dia inteiro pensando no que escrever? como escrever? por que escrever?
Milhares de idéias me vêem a cabeça e fico confusa na hora de adequá- las por ordem de prioridade.
Como Professora da Rede Pública Estadual de Ensino,e também professora  minha prioridade maior é ensinar aos meus alunos A Língua Inglesa Moderna, como assim é chamado o Inglês. Esta , uma paixão pra mim, que descobri aos 12 anos e que me acompanha por toda a vida.
Durante meus anos de estudo, milhares de oportunidades e fatos inusitados vieram em minha direção simplesmente pelo fato de eu falar uma segunda língua.
Me lembro como hoje que pedi ao meu pai que me matriculasse numa escola de Inglês que na minha época era para " Poucos". Insisti tanto que um dia ele me levou. Naquele dia eu tive a certeza de que   era lá meu lugar e para algum lugar eu iria com certeza.
Passaram os anos, meus estudos foram ficando mais intensos e a cada dia que passa em todos os dias de minha vida eu tenho aprendido alguma coisa de bom que torna minha vida ainda melhor.
É esse sentimento que tomo como um desafio para colocá-lo nas cabeças de meus alunos que tanto amo. Todas as vezes que numa conversa informal falo que AMO DAR AULAS, sinto que as pessoas me olham com cara de maluca. Sou maluca sim e meus alunos sabem disso e se existe alguma coisa que realmente gosto de fazer e sei fazer é dar aulas. Me sinto aliviada quando no final de cada aula sinto que passei alguma coisa de válido para alguém, fico feliz quando pergunto algo e de algum  lugar do canto da sala surge uma resposta tímida, ou abafada, porém correta.
Esse é um dos FORTES motivos que me levaram a fazer este Blog, talvez para eu mesma ler meus posts e tentar melhorar a cada dia.
Tem um escritor que adoro Leo Buscaglia, e num de seus mais maravilhosos livros " Papai meu Amigo" , ele conta a breve passagem de quando seu pai fazia alguns questionamentos na hora do jantar, sobre o que elele e seus irmãos haviam aprendido aquele dia. Eles faziam um espécie de pesquisa e cada um tinha algo novo a cada dia , pois, seu pai não concebia que algum ser humano pudesse ir para a cama sem ter aprendido algo de novo. Quer uma forma de aprendizagem mais concreta e mais amorosa do que esta?
Tudo que leio e acho interessante passo para meus alunos, e sempre faço esta experiência com meus alunos, as vezes eles gostam, outros odeiam, outros me acham maluca, mas na verdade eu consigo atingí-los, mesmo que em gotas homeopáticas.
Meu desafio de ensinar uma segunda língua, me faz a cada dia querer ser uma pessoa melhor, querer saber  a cada dia algom novo, para poder compartilhar e ensinar com meus alunos, POIS REALMENTE não consigo ir dormir sem ter aprendido algo de novo. Este post eu DEDICO A TODOS meus alunos que foram atingidos pela minha gana de ensinar e que hoje são parte da minha história , pois, guardo cada um deles, seus olhinhos esbugalhados olhando pra mim com carinha de " o que é que ela está falando?", mas que sobretudo são as peças fundamentais para a construção deste maravilhoso edifício: O APRENDIZADO.
aOS MEUS ALUNOS COM CARINHO. teacher REnata Lins

4 comentários:

  1. RENATA LINS
    QUE COISA LINDA DE SE LER....E SEI QUE VOCE É ASSIM MESMO....ME LEMBRO UM DIA QUANDO ESTAVA MORANDO AI AINDA (((((puta presepadaaaSRSRSR))))ENTREI NO SEU QUARTO E VOCE ESTAVA LA FAZENDO OS EXERCICISO PARA SEUS ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL NO CAFUNDÓ DO JUDA ..UMA ESCOLA QUASE ESQUECIDA ATE PELO MEC...MAS QUE VOCE FAZIA OS TRABALHOS E EXERCICIOS COMO SE FOSSE PARA UM CRISTO REY OU UM MARISTA DA VIDA...O AMOR QUE VOCE FAZIA AQUELES PAPEIS COM CENOURAS...LARANJAS COLORIDAS PARA ELES ESCREVEREM EM INGLES ...NAQUELE DIA EU VI O QUE É AMOR PELO ENSINO...E NÃO É PRA QUALQUER UM ISSO NÃO...E QUANDO VOCE RESOLVEU FAZER UM HALOWEM NESSA MESMA ESCOLA....COM CERTZA ERREI O NOME EM INGLES DO DIA DAS BRUXAS MAS VOCE ENTENDEU SRSRSR ..VOCE FAZ TUDO COM AMOR DEDICAÇÃO..ATE MESMO QUANDO VAI DAR AULA A ALUNOS QUE SEGUEM A MARGEM DO QUE É BOM VOCE USA A LINGUAGEM QUE ATINGE MESMO ELES..E ELES QUANDO TE FALAM""TA TIRANO PROFESSORA E VOCE RESPONDE""NÃO TO RINAO NADA NÃO ""FALOU A MESMA LINGUA QUE ELES E CONSEGUE DE ALGUM MODO ATINGIR OS CORAÇÕES TANTO É QUE QUANDO AQUELE MENINO FOI LA EM CASA ANDOU POR KM PRA TE VER NA CASA DA MAMAE E VOCE DEU COCA COLA E DOCE E ELE DISSE AI TECAHER VIM Ó TE VER..E SEI QUE AMA O QUE FAZ ..LEMBRA DOS NOMES DE TODOS ALUNOS E SOBRENOME ..DEUS DO CEU QUE DOM..QUE EU JÃO NÃO TENHO....IRMÃ O PAPAI TEM TANTO ORGULHO DE VOCE E TANTA SATISFAÇÃO DE TER FEITO DE UM TUDO PRA TE COLOCAR NO C C B U NA MELHOR ESCOLA DE INGLES DA CIDADE E PAGOU TUDO E VOCE SE FORMOU HOJE LECIONA LA E É A TEATHER MAIS QUERIDA ..OLHA NOS TODOS TEMOS MAIOR ORGULHO DE VOCE AMAMOS VOCE DE TODO NOSSO CORAÇÃO
    BEIJOS
    OTILIA


    O PAPAI """DO YOU SPEAK INGLISH???
    ELE FALAVA TUDO ERRADO E TINHA QUE RESPONDER NÉ???
    BJS
    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  2. Olá, Renata, tudo bem com você?

    Cheguei até aqui pela sua irmã, Otília, que eu adoro. E desde já lhe digo que gostei muito de seu texto. Quando você falou sobre ser professora, me lembrei do filme "Sociedade dos Poetas Mortos", com o Robin Willians. "Fui à floresta porque queria viver intensamente. E sugar a essência da vida. E não, ao morrer, perceber que não vivi." Nunca me esqueci desse filme e da figura do professor, que era interpretado pelo Robin Willians.
    Me lembrei disso ao ler você.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla Querida, é uma honra ter você aqui lendo coisas minhas, minha irmã Otília me fala sempre de você e me incentivou criar este blog para me expressar com pessoas inteligentes e que valham a pena assim como você. Muito obrigada pela atenção. Quanto ao filme, eu tenho este filme em casa e o Mr Keating (Robin Willians) é uma inspiração pra mim. Sabe aquela última cena onde os launos sobem na mesa e dizem um por um : Oh Captain My Captan! me arrepia e me faz chorar. Carla eu realmente amo ensinar, e não estamos numa fase boa da Educação, MAS MEU pai nos ensinou que esse é o único caminho.
    Beijos, fique com Deus
    kisses kisses

    ResponderExcluir
  4. Otília Irmãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    você não esquece mesmo esse dia hein? Eu me lembro que estava aqui no computador e você aqui no quarto do meu lado falando da minha vida de professora.
    E o Papai lembra? ele falava assim comigo: Do you do?? e eu tinha que responder hahahahahah
    bjos bjos
    Sua amiga Carla Postou um comentário pra mim e eu fiquei muito muito feliz, nossa nem consigo mais ir dormir sem olhar meu blog.
    bjos bjos

    ResponderExcluir